quarta-feira, 29 de junho de 2016

O SERVIÇO DE GUARDA EM PRÓPRIOS MUNICIPAIS DE ACORDO COM A FILOSOFIA DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

Ao ser escalado para trabalhar em um próprio municipal, um Guarda Municipal que seja formado de acordo com a filosofia do combate profissional ao crime, direcionará suas atividades, durante seu turno de serviço, para a realização de ações de presença e para o atendimento de ocorrências.

Isto fará com que aconteça, com o tempo, uma diminuição do número de ocorrências atendidas no local, e uma melhoria das condições de segurança.

No entanto, devido às limitações impostas por esta filosofia, o Guarda Municipal escalado para esta função, passará a se sentir também ocioso, devido à diminuição do número de ocorrências a serem atendidas. E o mesmo acabará redirecionando suas ações para outras áreas que não sejam típicas da função de Guarda Municipal. Seja pela vontade natural de sentir-se útil, ou simplesmente para que o tempo passe mais rápido, se o dia de trabalho estiver “sem novidades”.

O problema é que frente a uma situação como esta, corremos o risco deste profissional passar a ser visto como aquele que trabalha corretamente, ao contrário de outros que continuem se dedicando somente as ações voltadas para as questões relacionadas com a segurança, já que o auxilio prestado, será sempre bem vindo pelos outros servidores que trabalham no Próprio Municipal onde o mesmo foi escalado.

E, além disso, poderão haver outras conseqüências, já que teremos ali um Guarda Municipal que acabará tendo sua função descaracterizada, ou seja, se preocupando com a segurança somente no momento que acontecerem ocorrências.

Para mudar isto, é necessário fazer com que o trabalho do Guarda Municipal seja visto por uma nova perspectiva, por exemplo, demonstrando que o mesmo não é somente aquele que foi escalado para cuidar da segurança, mas para ser o responsável pela gestão da segurança do Próprio Municipal.

O seu posto de serviço poderá funcionar também como um posto de atendimento da Guarda Municipal, permitindo assim inclusive que pessoas que moram ou trabalham próximas do Próprio Municipal, venham até o local para fazer solicitações ou buscar orientações.

E para concluir, as guarnições que trabalham fazendo o patrulhamento no setor ou em setores próximos, poderão se dirigir para este local para fazer suas refeições e utilizar o local como base de operações. Evitando assim deslocamentos desnecessários e aumentando a qualidade do atendimento, além de trabalhar de acordo com uma nova filosofia, a do policiamento comunitário.

Osvaldo Zuim Junior
Guarda Municipal de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário