quarta-feira, 29 de junho de 2016

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

Prevenção

As estatísticas que se baseiam na confecção de boletins de ocorrência, continuam a ser observadas para o direcionamento das ações. Porém complementadas pela observação de situações ou locais onde o crime esteja na iminência de acontecer, havendo a possibilidade de fazer com que essas situações possam ser evitadas, contando-se inclusive com a participação de outras secretarias.

Proximidade

Ao contrário de um modelo de policiamento que mantenha o policial distante da comunidade, este novo conjunto de idéias sugere modelos de policiamento que aproximem o policial das pessoas, possibilitando o acesso a informações mais confiáveis, mas acima de tudo a credibilidade indispensável para realização de um bom trabalho policial.

Parceria

Se pensarmos em uma equipe de policiais trabalhando sozinha em um setor, isto dará uma idéia de algo limitado, porque está equipe não poderá contar rapidamente com o apoio de outros policiais. Mas se pensarmos na idéia de uma equipe que trabalha junto com outros servidores municipais ou estaduais que atuem na região, poderemos então ampliar as redes de contatos destes policiais, otimizando assim os meios disponíveis.

Osvaldo Zuim Junior
Guarda Municipal de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário